DÉCIMO NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C



              A LIBERTAÇÃO NÃO SE ESPERA, CONSTRÓI-SE

Primeira leitura ( Sb 18, 6-9)
Todos os povos celebram acontecimentos e feitos heroicos para manter viva a memória de seu passado e garantir a sua identidade, porque um povo sem memória perde a sua identidade.
Também o povo de Israel celebra o seu passado feito de mitos e lendas atribuídas a Deus, como garantia da presença de Deus no hoje de sua história. Assim a saída do Egito, a passagem do mar, O maná, o deserto, a água brotando da rocha,  a serpente de bronze, a entrada na terra prometida, marcada pelo cerco de Jericó, embora lendárias, foram incorporadas  na consciência histórica do povo e sempre lembrados para garantir a identidade e a confiança na presença de Deus. Eis porque decidiram reunir-se, todos os anos, para celebrar, na noite de páscoa, estes acontecimentos “gloriosos”.
Também nós cristãos temos um acontecimento que comemoramos todos os domingos, a ressurreição de Jesus, e o tornamos presente porque nele Deus manifestou todo o seu amor e toda a sua fidelidade.

Segunda Leitura (Hb 11,1-2.18-19)
Quarenta anos depois da morte de Jesus, Jerusalém e seu maravilhoso templo são destruídos. Muitos judeus fogem e se dispersam pelo mundo. Alguns deles abraçam a fé cristã, mas se sentem desanimados e se perguntam por que eles, o povo eleito, foi golpeado por tantas catástrofes, injustiças e desgraças.
O capítulo 11 é dedicado à fé. Começa dizendo que “a fé é o fundamento da esperança, é uma certeza daquilo que não se vê” (v.1). Em seguida, cita o dois modelos de fé: Abraão e Sara. À Abraão Deus promete uma terra desconhecida, onde teria uma posteridade como as estrelas do céu.
Também Sara, contra todas as evidências humanas, acreditou que teria um filho. No entanto um e outra morreram sem ter visto o cumprimento da promessa. Tiveram um único filho. Não uma multidão.  Só após setecentos anos seus filhos, ou seja, seus descendentes, se estabeleceram na terra prometida. Aí está: Abraão e Sara só viram um pequeno sinal, um início da realização das promessas: um filho fraco e uma terra vista só de longe; mas não obstante isso, acreditaram.
Também nós como os judeus aos quais foi endereçada a carta, somos levados ao desânimo. Esperamos com ansiedade que se realizem as promessas de libertação, e a paz anunciadas por Jesus. Em vez disso, vemos a ganância, corrupção endêmica, a banalização da vida e o planeta em perigo de extinção.  A exemplo de Abraão e Sara é preciso esperar contra toda esperança e nos comprometer a trabalhar pela libertação.

Evangelho (Lc 12,32-48)
A parábola do domingo passado, que tratava do fim infeliz do rico agricultor pode ter deixado uma impressão muito forte e os discípulos com medo. Parece-me que os erros cometidos por ele são dois: “não se enriqueceu diante de Deus” e depois deixou-se abater pela surpresa da morte.
Jesus responde à primeira pergunta: como se pode “ser ricos diante de Deus”? É muito simples, afirma Jesus, “vendei o que possuis e dai esmola”.
Se o homem da parábola tivesse escutado a palavra de Deus, teria descoberto o segredo de transferir para os “paraísos fiscais” os seus capitais: distribuí-los para os pobres (Cf.tb 4,7-11;Eclo 29,8-13). Um velho provérbio diz: “Quem dá aos pobres, empresta a Deus”. De fato, assim é: “o homem passa como uma sombra, e é em vão que ele se agita; amontoa, sem saber quem recolherá” (Sl 39,7). Melhor, muito melhor é guardá-los no céu, onde os ladrões não chegam e onde a traça nos os corrói.
`A segunda pergunta Jesus responde com três parábolas
1.A primeira (vv,35-38). Um senhor viaja para uma festa de casamento e deixa em casa os seus empregados que não sabem quando o senhor voltará, por isso devem ficar vigilantes: lâmpadas acesas, rins cingidos (preparados para a luta) e a túnica dobrada. Nem pensar em comes e bebes: devem estar preparados para responder a todas as solicitações que lhes forem feitas. A vida dos discípulos é, portanto, uma espera vigilante uma permanente disponibilidade para o serviço.
O rico latifundiário errou em tudo: Não foi um servo, mas um senhor, não foi vigilante durante o serviço, só exigiu ser servido!
2.A segunda parábola (vv. 39-40) alerta contra o ladrão que não avisa, mas chega de repente. Estranha parábola: parece sugerir que o Senhor nos espreita para nos pegar de surpresa. Se esta fosse a interpretação não seria uma “boa notícia”, não seria um evangelho.
É verdade que nós encontraremos o Senhor no fim da nossa vida. Aquela será, sem dúvida, a mais importante de suas vindas e é necessário estar preparados. A morte, porém, geralmente não chega de repente: é precedida por sinais bem claros: velhice, doença, dores.... Há, porém, outras vindas do Senhor que acontecem de repente, como as dos ladrões e que podem nos pegar de surpresa. Lembremos Mt 25: o pobre, o faminto, o doente, o prisioneiro são “visitas” do Senhor. “Tudo o que fizerdes por eles é por mim que o fazeis”.
Na parábola de domingo passado o rico latifundiário não foi surpreendido só pela última vinda do Senhor. Durante toda a vida ele foi distraído, nunca lhe deu acolhida.
3.A terceira parábola constitui a resposta de Jesus a pergunta de Pedro que lhe pergunta quem deve mantar-se vigilante. Todos, respondeu o Mestre, devem vigiar mas sobretudo aqueles que na comunidade são os responsáveis por algum ministério (1Pd 4, 10-11).
Há dois tipos de administradores: um fiel e prudente, o outro negligente e arrogante. O Senhor os estabeleceu sobre seus operários “para lhes dar a seu tempo a sua medida de trigo” (v.42). Não lhes deu autoridade para dominar, mas para servir. Administrador fiel é, por exemplo, aquele que   durante a semana já prepara a liturgia do domingo.
Há outros servidores que em vez de se considerar servos, assumem o papel de senhores: são orgulhosos e autoritários, desperdiçam os bens da comunidade, entregam-se a todo tipo de farra possível. Ai desses animadores comunitários, diz Jesus, a responsabilidade deles é muito grande e a prestação de contas será muito severa para eles.
Os dirigentes das nossas comunidades façam um sério exame de consciência e verifiquem que tipo de administradores são eles: agem como servos ou como senhores? São vigilantes ou estão dormitando e permitindo que a comunidade se arraste de qualquer maneira, sem entusiasmo, sem vida, sem interesse  pelo Senhor que está chegando.




Comentários

Postar um comentário