Primeira Leitura (At 8,5-8.14-17)
A primeira comunidade cristã estava sediada em Jerusalém, até
que um acontecimento dramático sacudiu a jovem Igreja: a perseguição contra os cristãos de origem grega (cf. os “ helenistas” da 1ª leitura do domingo
passado), à frente dos quais estava o diácono Estêvão que foi apedrejado até a
morte pelos judeus. O motivo da perseguição era que os cristãos acusavam os
judeus de terem assassinado a Jesus, o Messias, e que Deus se colocara do lado
dele ressuscitando-o dos mortos. E ao mesmo tempo começavam a abandonar o
templo, celebravam a liturgia nas casas e ensinavam que a salvação consistia em
confessar que Jesus era O Senhor.
Por causa dessa perseguição, os cristãos se dispersaram e com
isso a Igreja se expandiu por outras cidades. É como se diz: há males que vem
para o bem. Por onde os cristãos perseguidos passavam, anunciavam a mensagem e
a ressurreição de Jesus.
Modelo de evangelizador foi Felipe, um dos sete diáconos (8,5; cf.6,5),
que anunciou o evangelho na Samaria que, ao contrário de Jerusalém, recebeu a
mensagem com muita alegria.
Quando a Igreja de Jerusalém tomou conhecimento do que a
Palavra de Deus realizara na Samaria, enviou para lá os apóstolos Pedro e João
para completar a evangelização mediante a oração e a imposição das mãos. Assim
os samaritanos receberam o Espírito Santo. É que bem no começo o batismo era
dado somente em nome de Jesus, pois que esta era a novidade para os judeus
convertidos, isto é, que Jesus era o
Senhor. Só mais tarde que o batismo seria dado em nome da Trindade.
2ª Leitura (1Pd 3, 15-18)
Pedro exorta os cristãos para não desanimarem diante da
perseguição que começou e que, com maior ou menor violência, durou mais ou
menos 250 anos. Pedro lhes diz que se sofrem pro causa da justiça, são felizes
(v.14). É a realização da bem-aventurança anunciada por Jesus (Cf. Mt. 5,10). Não são bem-aventurados pelo
sofrimento em si! O sofrimento não faz ninguém feliz. E mais: não é verdade que
Deus ama o sofrimento! São bem-aventurados por causa da motivação profunda que
anima sua luta: a justiça que visa criar o Reino de Deus, o projeto de Jesus.
Eles são felizes porque estão certos!
Pedro diz aos cristãos que não devem ter medo dos que os
consideram subversivos e por isso os arrastam aos tribunais. Pelo contrário,
devem “santificar em seus corações o Senhor Jesus Cristo”, ou seja, reconhecer
de coração que o único Senhor é Jesus (Cf. a profissão de fé de Tomé, só Jesus
é Deus e Senhor, César não é nem Deus
nem Senhor).
Pedro diz ainda que os cristãos devem estar preparados para
dar as razões da sua fé. Daí a importância de uma fé madura e esclarecida que é
uma das razões deste blog... Mas, acrescenta Pedro, que esta explicação não
seja feita com palavras duras ou ofensivas, mas, pelo contrário, com palavras
suaves e imbuídas de um grande respeito pela opinião alheia. Só assim poderão
criar disposições favoráveis no coração daqueles que os agridem, para aceitar a
verdade (vv.16-17).
Evangelho (Jo.
14,15-21)
O evangelho de hoje é continuação daquele do domingo passado.
Faz parte dos discursos de despedida,
pronunciados por Jesus durante a última Ceia. Os discípulos estão tristes porque
entenderam que Jesus está prestes a
deixá-los.
Jesus promete não
deixá-los sós, sem proteção e sem guia. Vai pedir ao Pai enviar o seu Espírito que permanecerá
para sempre com eles.
Mas quem pode receber este Espírito? Jesus esclarece antes de
tudo (vv.15.17) que o Espírito está reservado aos que o amam, aos que observam
os seus mandamentos, aos que praticam o amor ao próximo, como ele ensinou. O
“mundo” não poderá recebê-lo.
Mas o que será que Jesus entende por “mundo”? Os que não são
discípulos, os que não praticam a nossa religião, ou que não pensam como nós?
Não! De modo algum!
Não será preciso antes reconhecer que há alguma coisa do
“mundo” em cada um de nós? Sim! E como! O “mundo” é aquela parte do coração do
homem na qual ainda reina o mal. É o lugar onde se depositam os ódios, os
desejos de vingança, os maus sentimentos... aquele é o “mundo” e ali o Espírito
não pode entrar.
No evangelho de hoje o Espírito recebe dois nomes: Paráclito e Espírito da verdade.
O primeiro título, Paráclito,
é um termo jurídico e quer dizer aquele
que se coloca ao lado. É que antigamente não havia advogados: o acusado
tinha que se defender sozinho ou levar testemunhas “de defesa”. Às vezes,
embora inocente, a pessoa não conseguia provar sua inocência. Então, se houvesse na assembléia alguém
estimado por sua lealdade e integridade, mesmo sem dizer nenhuma palavra, se
colocasse ao lado do acusado, este era absolvido. Eis o sentido de paráclito: aquele que se coloca ao
lado...
O sentido deste primeiro título atribuído ao Espírito é,
portanto, o de protetor dos discípulos que estão passando por momentos
difíceis.
Os cristãos que acreditam e se abrem à ação do Espírito podem
contar com a luz e a força necessária para enfrentar a perseguição que hoje em
dia talvez não seja tão cruel e aberta como no tempo dos primeiros cristãos.
Hoje ela se apresenta mais disfarçada em valores modernos: secularismo (negação
de Deus), racionalismo, consumismo, hedonismo. É uma perseguição mais temível
justamente porque sorrateira. O discípulo de Jesus precisa ficar muito esperto
para não se deixar iludir. Daí a necessidade da oração, meditação, leitura
orante da Palavra de Deus, retiros...etc. para, como diria Jesus, “ viver no
mundo sem ser do mundo” (Jo. 17,15-16).
O segundo título é o Espírito
da Verdade.
Todos sabemos por experiência o que acontece quando uma
notícia passa através da boca de muitos: acaba por ficar deformada, como diz o
provérbio: “o povo não mente mas aumenta”ou ainda: “quem conta um conto aumenta
um ponto”...
Como pode então a mensagem de Jesus atingir todos os homens
até o fim do mundo sem ser alterada? Podemos confiar que os evangelhos escritos
há dois mil anos chegaram até nós inalterados?
O fato é que dois mil anos de História comprovam a fidelidade
da Igreja na transmissão da mensagem de Jesus. Houve, através dos séculos,
padres, bispos e até papas indignos. Nenhum deles, porém, conseguiu modificar a
palavra do evangelho. Isto não tem explicação humana. É obra do Espírito da Verdade.
Além desta função de preservar a integridade da Palavra, O
Espírito tem também a função de Introduzir
os discípulos na plenitude da verdade.
Não podemos esquecer que os discípulos de Jesus (os 12) eram
gente do interior, um grupo de caipiras analfabetos, com exceção de Mateus que
era coletor, e que, portanto, estavam anos-luz atrás de Jesus em conhecimento e
sabedoria. Por certo levaram um bom tempo para entender o que Jesus tinha
ensinado. Como entender que um crucificado podia ser o salvador do mundo? Em
que sentido Jesus era Deus? Como entender a ressurreição? Se Deus é um só como
fica a situação de Jesus e a do Espírito Santo (a Trindade)? Só para citar
alguns exemplos.
Além disso, durante a história, houve problemas e ainda hoje
os há que não existiam no tempo de Jesus, aos quais a Igreja deve responder a
partir da mensagem de Jesus atualizada pelo Espírito da verdade. Por exemplo, como integrar a emancipação da
mulher na Igreja? O que pensar da pena de morte? O aborto? Os anticoncepcionais? Casais de segunda união? Qual a relação entre
fé e política? A Igreja deve se
restringir ao espiritual? Jesus foi um libertador e até disse que a verdade
libertaria. Disse também que veio para que todos tivessem vida. Para tanto ele
lutou por uma sociedade justa e fraterna sem privilégios. Então como fica a
situação da Igreja no campo sócio-político? O que responder aos humanistas e
ateus que dizem que a religião aliena e ilude?
Por acaso poderão considerar-se abertos ao Espírito da Verdade os cristãos que tem medo de tudo o
que é novo? Poderão continuar sempre repetindo as mesmas coisas?
É um pecado contra o Espírito (cf. Mt. 12,31) se opor àquelas
inovações que claramente favorecem a vida das pessoas, que aumentam a nossa
alegria e a nossa paz, que ajudam a rezar melhor, que libertam de crendices e
tabus.
Parabéns padre José! Muito esclarecedora essa homilia. Adorei conhecer o conceito de Paráclito. Abraço. Dinha
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