Assunção de Maria - Ano B


 


DEUS REALIZA AS ESPERANÇAS DOS POBRES

  

Introdução

Uma certa devoção mariana, junto com inegáveis méritos, limitou-se a apresentar-nos uma Nossa Senhora muito distante de nós e do nosso mundo. Uma Nossa Senhora que viveu, sim, as vicissitudes também dramáticas da nossa vida, mas que não é plenamente nossa “companheira de viagem”, uma vez que não foi apresentada como uma mulher do povo, simples e pobre, igual a tantas mães do interior, mas mistificada por intermédio daquelas imagens adocicadas e suaves, ornadas com mantos dourados e coroas, que circulam até hoje e que não refletem o verdadeiro rosto da Mãe de Jesus.

A Maria do evangelho, esta sim, está muito mais próxima de nós: percorreu um caminho de fé às vezes obscuro e cansativo, não entendeu tudo o que estava se passando, pediu explicações ao anjo (Lc 1,34), maravilhou-se muitas vezes do que se dizia de seu filho (Lc 2, 18.33), em várias circunstâncias, observam os evangelhos, não entendeu as escolhas que Jesus fazia (Lc 2,50). Particularmente interessante é o que lemos em Mc 3,21: “Quando os seus (sua mãe e seus irmãos) o souberam, saíram para o deter pois diziam: “ele está fora do juízo” e v.31 “Chegaram sua mãe e seus irmãos e, estando do lado de fora, mandaram chamá-lo”. O desígnio de Deus a respeito dela e a respeito de seu filho permaneceu, também para ela, misterioso e velado até que chegou a luz da Páscoa.

Nos primeiros anos da vida da Igreja encontramos Maria inserida na comunidade que vive em Jerusalém e ali dá seus primeiros passos. No início dos Atos dos Apóstolos se diz que os discípulos “perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele” (At 1,14). Maria não é, portanto, um ser sobre-humano, mas é sim uma irmã que vive as alegrias e as dores, as angústias e as esperanças de todos os irmãos da comunidade.

Primeira Leitura (Ap 11,19;12,1-6.10)

O livro do Apocalipse foi escrito num tempo em que havia forte perseguição contra a Igreja. O autor se propõe infundir confiança nos cristãos. Usa uma linguagem codificada para que os pagãos não a entendam. Para nós é um escrito esotérico que pouco ou nada tem a ver com a nossa realidade. Para descodificá-lo é preciso ser expert no AT pois o autor usa 400 símbolos daquele escrito. Vão aqui algumas dicas.

Quem são os três personagens: a mulher, o dragão, o menino recém-nascido?

O “menino” é evidentemente Cristo “que é destinado a governar as nações”. A mulher representa antes de tudo a comunidade de Israel, mais tarde a Igreja. O sol indica a glória divina, com a qual está coberto este povo. A lua era o deus adorado pelos povos do Oriente Médio inimigos de Israel. O dragão vermelho simboliza as forças do mal, contrárias à salvação, o inimigo de Deus e do seu plano de amor.

A mulher que foge e procura refúgio no deserto é a Igreja, a comunidade dos discípulos fiéis que não se entrega às lisonjas e à força do dragão.

Uma interpretação “forçada”, que não é a do autor, identifica a mulher Israel com Maria porque afinal foi dela que nasceu o Messias. Daí a presença desse texto do apocalipse na festa da Assunção.

 

Segunda leitura (1Cor 15,20-26)

No NT se fala frequentemente da morte e do morrer, e não é por nada, visto que a vitória de Cristo sobre a morte constitui a verdade fundamental da mensagem cristã. Mas, então, se Cristo venceu a morte, porque continuamos a morrer?

Cristo não aboliu a morte biológica porque esta não é conseqüência do pecado; faz parte da criação: todo ser vivo deve morrer. Para eliminar a morte precisaria Deus fazer outra criação.

O trecho da primeira carta aos Coríntios, que nos é proposto nesta festa, quer ajudar-nos a compreender o significado da vitória de Cristo sobre a morte.

Paulo, como muitas pessoas do seu povo, entendia que a vinda do Messias teria dado origem a dois reinos, que se sucederiam um após o outro: o primeiro, o reino do Messias; o segundo, o reino de Deus.

reino do Messias situa-se na história da humanidade e termina no fim do mundo. Durante esse tempo o Messias destrói progressivamente todos os seus inimigos: a fome, a nudez, a doença, a ignorância, a escravidão, o medo, o egoísmo, o pecado, e enfim o último adversário: a morte. Então, o Messias entregará ao Pai o seu reino. Assim terá início o reino de Deus que durará por toda a eternidade.

Cristo morreu e ressuscitou. O que aconteceu com ele vale para todos os homens porque ele é a matriz da humanidade (ou DNA). Como diz S. Paulo: em Cristo já morremos e ressuscitamos. Mas isto não é automático, é preciso que cada um se associe a ele reconhecendo-o pessoalmente como Senhor e Salvador.

 

Evangelho (Lc 1,39-56)


Porque será que Lucas inseriu no seu evangelho um episódio tão banal como a visita de cortesia de Maria à sua prima Isabel? Como explicar a pressa de Maria (v.39)? E porque ficou três meses, deixando José sozinho, logo no início do casamento? Se Isabel estava no sexto mês da gravidez quando Maria foi visitá-la, porque a deixou, após três meses, justamente quando Isabel terá dado à luz? Outra observação: Maria e Isabel não conversam de forma simples, como gente do interior, mas usam frases tiradas da Bíblia e escolhidas com muito cuidado. Mais parecem dois biblistas muito preparados.

Já deu para desconfiar que não se trata de informações, escritas para satisfazer a curiosidade do leitor, mas um texto de catequese. É mais uma vez uma “bricolagem”. Chama-se “bricolagem” o trabalho de um pedreiro que para fazer uma calçada ou uma garagem, por exemplo, junta diversos cacos de cerâmica ajeitam-nos no chão e os rejunta com cimento. Os evangelistas fazem a mesma coisa: usam textos ou idéias do AT e os rejuntam para explicar fatos do NT.

1.Por duas vezes o evangelista fala da saudação de Maria a Isabel. O que para nós seria um “bom dia”, para os judeus é “paz” (shalom). Ora, shalom indica a soma de todos os bens que Deus prometeu ao seu povo. O estabelecimento da “paz” no mundo é o sinal da presença do Messias que Isaías chama de “Príncipe da paz” (Is 9,5).

Ao pronunciar a palavra “paz” Maria quer dizer: o Messias chegou, está aqui no meu ventre. Assim como em Belém: “E paz na terra aos homens...” (Lc 2,24). “Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: a paz a esta casa (Lc 10,5).

2. As palavras de Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres” é tirada do AT onde duas mulheres são saudadas do mesmo modo: Jael (Jz 5,24) e Judite (Jt 13,23): duas heroínas que salvaram o povo contra os inimigos. Mensagem: Deus costuma realizar feitos maravilhosos usando instrumentos frágeis aos olhos dos homens.

Lucas quer dizer que Deus usou o instrumento frágil chamado Maria para realizar o acontecimento mais extraordinário da história: deu aos homens o seu Filho. Hoje poderíamos lembrar: Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dorote, Irmã Dulce, Zilda Arns...

3.Isabel continua: “Donde me vem a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor? (v.43). Quando a arca da Aliança (que continha as tábuas da Lei) estava sendo levada para a casa de Davi, ele falou: “Como entrará a arca do Senhor em minha casa?”. Davi recebeu a arca com danças, gritos de alegria e cantos de festa. Maria ao entrar na casa de Zacarias faz exultar de alegria o pequeno João Batista... E a arca ficou na casa de Davi por três meses. Daí os três meses de Maria na casa de Isabel. Lucas quer dizer: Maria, trazendo em seu seio a Palavra de Deus (O Verbo encarnado) é a nova arca da Aliança.

Mensagem para nós: Levar o Senhor dentro de si não é privilégio reservado a Maria. Toda a nossa comunidade, cada um de nós é chamado a ser, tal qual Maria, “arca da aliança”, a nós é confiada a tarefa de levar Jesus aos homens.

4. “Bem-aventurada és tu que creste”. É a primeira bem-aventurança que se encontra no evangelho de Lucas. Maria é bem-aventurada não porque viu, mas porque confiou, não obstante as aparências contrárias, que a palavra de Deus se cumpriria. No evangelho de João, o Ressuscitado diz a Tomé: “Felizes os que crêem sem ter visto” (20,29). A fé autêntica não necessita de demonstrações, de verificações, mas funda-se somente sobre a escuta da Palavra e se manifesta na adesão incondicional à Palavra de Deus.

5. O texto conclui-se com o canto de alegria de Maria: “Minha alma glorifica ao Senhor”. Na verdade, o “magnificat” é um canto composto depois da ressurreição de Cristo. Mais uma vez Lucas recorre ao AT e repete quase ao pé da letra as palavras de Ana, mãe de Samuel (1Sm 2,1-11) e versículos de alguns salmos e os põe na boca de Maria.

 


Comentários

Postar um comentário